[Livro] A sala dos répteis - Lemony Snicket

17 março 2017

ALERTA SPOILER! Se você ainda não leu o primeiro livro, não viu a série ou o filme e não curte receber spoiler, fuja desse post! Vou soltar spoilers do livro anterior, então aconselho que leia a resenha dele primeiro.

No livro anterior, os órfãos Baudelaire tinham sido mandados pelo Sr. Poe pra ficar junto com um parente que morava na cidade, o Conde Olaf. Violet, Klaus e Sunny sofreram nas mãos do terrível tutor que só queria por as mãos na fortuna das crianças. Sua ganância pela herança era tanta que havia bolado um plano para poder conseguir isso, sem que fosse descoberto. Ele e sua trupe de teatro haviam elaborado uma peça "O casamento maravilhoso", o qual forçaria as crianças a participarem, dando à Violet o papel de noiva e a sua vizinha Juíza Strauss, o papel de juíza. O casamento na verdade não era uma encenação, mas sim, um casamento real. Por sorte, Klaus, conseguiu ler todos os livros de direito que falavam sobre casamentos e descobriu a tempo do plano do Conde Olaf, podendo salvar sua irmã. Ao ser descoberto, todos ficaram contra o Conde Olaf, mas sua trupe deu um jeito para que ele escapasse apagando todas as luzes do teatro. Antes de escapar, para aterrorizar as crianças, ele havia sussurrado no ouvido de Violet, que logo voltaria. 

Passando toda essa grande onda de azar que os irmãos tiveram com o Conde Olaf, o Sr. Poe, decidiu quem seria o próximo tutor deles, um parente que ao contrário deles, não morava na cidade, mas sim no campo. Seu nome era Dr. Montgomery Montgomery (sim, eu não escrevi duas vezes por falta de atenção haha), ele era um famoso cientista especialista em herpetologia (estuda répteis). Ao contrário do seu antigo tutor, Dr. Montgomery ou tio Monty, era totalmente amável e fazia tudo para agradar as crianças. Ele logo tratou de apresentar sua sala dos répteis, que tinha das mais variáveis espécies (venenosos ou não) e pediu a ajuda das crianças, pois logo viajariam ao Peru onde fariam uma expedição na busca de novos répteis a serem apresentados para a Sociedade Herpetológica.
Tudo ia muito bem, até demais, considerando que os órfãos tinha fama de azarados (por vários momentos pensei que o tio Monty pudesse ser o Conde Olaf desfarçado, confesso). Mas, como alegria deles dura pouco, com a chegada do novo assistente tudo mudaria (e isso não é bem um spoiler, ao meu ver, porque o narrador diz isso bem no início, sem cerimonias). As crianças logo percebem que ele na verdade é o Conde Olaf, mas claro, ninguém acreditaria nelas, afinal, Stephano, era um assistente tão gentil, diferentemente do horrendo Olaf. Muitas coisas acontecem, eles passam boa parte do livro vigiando o novo assistente e tentando descobrir qual era o plano que ele estava arquitetando para conseguir pôr as mãos na herança das crianças. Só sabiam de uma coisa: ele não tentaria se casar com sua irmã novamente, pois, já havia fracassado com essa tentativa.
Eu gostei muito desse livro, é bem tranquilo e rápido de ler. Apesar de ser voltado ao público infanto-juvenil, a história não é nada bobinha e é muito envolvente. Os personagens são muito cativantes e dá uma certa indignação por ninguém levar as crianças à sério, achando que estão vendo coisas. E quando percebem que estão falando a verdade, as vezes pode ser tarde demais.

Resenha dos livros Desventuras em série:
2. A sala dos répteis

14 comentários

  1. Adorei o enredo da história. Confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro ou do segundo, mas eles são bem do tipo que eu gosto. <3 Parabéns pelo post, que ficou ótimo! Vi que voce é da UERJ! Que amor! Passei para lá, mas logo depois passei para a UFF e decidi mudar. É que eu moro em Niterói. Hahaha beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca tinha ouvido falar, só fiquei sabendo porque eu estava tão empolgada por conta da série que fiquei procurando sem parar tudo sobre ela haha.
      Sim, sim, estudo na UERJ haha. UHUL! Com certeza, é muito mais prático e mais barato pra você a UFF.

      Excluir
  2. Lendo sua resenha é como se o filme e a série estivessem se passando na minha cabeça. Eu queria muito poder ler os livros, e até pesquisei o preço de um box e... quase cai pra trás: quase R$200!! Vai ter de esperar um pouco :p

    Você já viu o filme ou a série? São bem fiéis às cenas (amo!) <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, são muito caros. Ainda mais agora que está na "moda" haha. Antes eu nunca tinha ouvido falar dessa série (juro), só fui saber quando anunciou na netflix que iam fazer uma série baseada nos livros, daí fui correndo pra saber do que se tratava. Mas, tô lendo tudo em pdf por enquanto hahaha.
      Ainda não vi o filme, mas vejo a cada dois episódios a série pra comparar com o livro. Quero ler o terceiro e o quarto livro pra comparar também com o filme.

      Excluir
  3. Eu nunca li os livros mas assisti a série no Nexflix, assim como você disse a história é muito boa e envolvente, não dá vontade de parar de ver nunca kkkk só não comprei o box porque é muito caro! Se não tiver assistido ainda eu indico que você veja porque é muito bom mesmo!

    http://acordeicinderela.blogspot.com.br | Beeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, sem condições de comprar o box agora, ainda mais porque todo mundo quer por causa da série, o preço tá lá nas alturas haha. Leio tudo em pdf por enquanto, sai mais em conta rs.

      Excluir
  4. Oi flor! Estou louca para acompanhar mais de perto a série de livros Desventuras em Série! Eu vejo todo mundo falando, elogiando, e agora até a Netflix fez um seriado da história. Preciso!!!! Parabéns pela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Os livros são bem legais, trágicos, mas bem interessante. Não é como a maioria dos livros que só acontecem coisas boas, claro que no final deve acontecer, ou não, coitados dos órfãos, sofrem tanto haha.

      Excluir
  5. Eu não ouvi falar muito bem do primeiro livro não, minha amiga leu e não gostou. Além de não fazer muito meu estilo de livroo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que isso é meio relativo rs, por exemplo, eu odiei "o menino do pijama listrado", mas tem gente que idolatra aquele livro haha.

      Excluir
  6. ooi, como vai?
    Nunca li a obra e nem cheguei a ver os filmes ou ate mesmo as series no Netflix.
    Gostei de voce ter avisado sobre os spoilers e a historia parece ser muito amorzinho *-*
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  7. Tudo que é sobre desventuras em série é maravilhoso! Os livros são espetaculares! Os filmes, a série ♥ é uma das obras que eu sempre recomendo! Adorei♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, eu fico me perguntando, como eu não conhecia essa obra antes? HAHAHA. Mas, antes tarde do que nunca rs

      Excluir

© Copyright DE LOUCOS TODOS SOMOS UM POUCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: DRÊ DESIGN.
imagem-logo