As grandes mudanças do ENEM 2017

15 março 2017

Entre os dias 18 de janeiro e 20 de fevereiro ocorreu uma consulta pública, por meio de votação, no site do Inep, na intenção de avaliar como estava sendo aplicada a prova e sugestões de mudanças. Na semana passada foi divulgado o resultado dessa consulta, trazendo a mudança do ENEM 2017, algumas pessoas odiaram, mas, eu, particularmente, gostei muito e creio que vai ser muito melhor em relação aos anos anteriores.
Agora a prova não é mais em um final de semana só, mas sim em dois domingos. Algumas pessoas conseguiram odiar isso, como meu povo? Era uma das coisas que eu sempre quis, antes não tinha como dar um descanso na mente, agora tem. Sem contar que é muito mais vantagem pra eles e para os alunos sabatistas fazerem dessa forma atual, porque não precisam ficar confinados até o pôr do sol pra fazerem a prova no sábado. Cansativo para os alunos, essa longa espera, e, "caro" pro governo, por ter que pagar hora extra desnecessariamente. Problema resolvido.
A redação é logo no primeiro dia de prova, junto com português e ciências humanas. Creio que a mudança foi pensada justamente na tentativa de evitar ao máximo o vazamento do tema. E isso é bom também porque já é menos uma coisa, pra que ficar protelando por ela? Se vai ter que fazer, então faz logo no primeiro domingo. Com isso também teve o fim do diploma, nesse caso eu sou um pouco neutra, achava interessante o jeito rápido e prático de conseguir um diploma, ajudou muitos. Só que ao mesmo tempo, não acho que o modelo de prova do ENEM seja interessante pra esse tipo de proposta.
Cadernos personalizados, em alguns vestibulares já são assim. Por exemplo, a segunda fase do vestibular da UERJ, você recebe os 3 cadernos (dois da sua matéria específica e português instrumental) com o seu nome e sua inscrição. Isso é bom, que ajuda os desatentos a não zerar a prova porque esqueceu de escrever a frase, saiu da sala e o fiscal não percebeu o erro para alertá-lo.
Esse ano também será mais rigoroso pedir a isenção da taxa do ENEM, agora tem que comprovar que você realmente não tem condições de pagar. E eu acho isso ótimo, porque antes era só clicar na opção de que queria isenção e pronto, você fazia a prova de graça e não precisava comprovar nenhuma documentação.
Também foi votado se a prova continuasse do jeito que é ou fazer em computadores, essa possibilidade foi recusada pelos estudantes. Se já tem gente que tenta burlar a prova no papel, imagina o que fariam com uma prova feita no computador? Seria muito mais fácil burlar o sistema, ao meu ver.

Eu gostei bastante das mudanças e acho que foram muito positivas. Sobre aqueles que não gostaram porque pode acontecer maior vazamento de questões: infelizmente é algo que é muito difícil não acontecer, por ser uma prova nível nacional, é muito mais complicado controlar do que uma que é nível estadual. Bom, agora só nos resta esperar e ver como vai ficar na prática o ENEM 2017.

Obs.: Eu ainda não estou usando minha licenciatura o tanto quanto eu gostaria, no sentido de ajudar vocês com algumas matérias e possíveis dúvidas. Pensei em fazer um canal voltado só pra isso, mas creio que a questão do tempo ainda me prende um pouco pra fazer. Então pensei em postar de vez em quando terças e quintas algo voltado à isso, pelo menos por enquanto. O que acham?
E quem tiver dúvidas sobre qualquer coisa, principalmente voltadas à biologia e química (a resposta vai ser mais rápida em relação à outras matérias), pode me perguntar, não hesite!

39 comentários

  1. Tenho ouvido muito sobre essas mudanças do Enem, como ainda faltam dois anos para eu fazer, estou sabendo mais sobre a Reforma do Ensino Médio. Gosto de saber que a redação é logo no primeiro dia, acho que se eu estivesse me preparando esse ano estaria mais calma, preparada!
    Ps.: Que blog, que nome incrível! Amei real!

    Um beijo, Lia.
    eililian.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz que tenha curtido aqui haha. É, eu também tenho acompanhado bastante a Reforma do E.M., que por sinal eu não concordo com isso.

      Excluir
  2. Sabe eu não sei se é bom ou ruim,tem gente que não gostou mais eu não desaprovei porque eu vou fazer e para tem que provar mesmo que não tem condições porque direitos iguais +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fiz vários Enem antes e achei muito melhor principalmente por não ser só um final de semana a prova, aquilo era péssimo.

      Excluir
  3. Eu gostei das mudanças, vai dar um tempo para os estudantes descansarem a mente e estudar mais um pouquinho.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza como pode existir pessoas que não gostaram de notícia, meu povo enem é muito melhor em dois domingo sim eu ameeeei saber disso, só disse a verdade concordo plenamente com suas palavras. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Pois é, muito menos cansativo. Alguns questionaram falando da ansiedade, mas sei lá, acho que a tensão por conta dela é muito maior naquele final de semana do que quando é distribuído.

      Excluir
  5. Ãpesar de não fazer mais o enem, achei as reformas muito boas com exceção do diploma. Era uma forma rápida pra quem gostaria de terminar o ensino. As provas serem em finais de semanas diferentes, era realmente super cansativo.

    Bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, prejudicou quem queria tirar diploma e agora tem que fazer pelo menos um supletivo que é o mais rápido, mas ainda sim leva mais tempo atrapalhando pra quem queria isso pra ontem.

      Excluir
  6. Gente como eu queria que na minha época de enem fosse em dois domingos. Acho bem pesado dois dias de prova seguidos, é bom que você areja a cabeça e tem mais tempo pra estudar. Muito boa as mudanças!

    bjus
    Ari ♥
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quem dera não? Muito menos exaustivo.

      Excluir
  7. Primeiramente gostei muito da sua ideia de ajudar o pessoal com dúvidas, acho válido fazer posts aqui ou vídeos no youtube, embora eu já tenha feito enem e não penso em faze-lo, sou muito curiosa e amo estudar e aprender e ,claro, é um jeito de ajudar muitos estudantes do enem.
    Em relação as mudanças do Enem, eu gostei bastante e queria ter feito minha prova aos domingos também porque um dia seguido do outro é bem cansativo. Sobre o diploma eu achei ruim porque era, realmente, um jeito de ajudar a população. :(
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcela, eu vou tentar me organizar mais pra fazer um canal. Ainda mais porque eu acho mais didático vídeo pra explicar do que só simplesmente um texto, até pra dar uma descontraída, sei lá hahaha.
      Verdade, também queria que fosse assim na minha época. O lance do diploma, por esse lado é muito ruim mesmo.

      Excluir
  8. O Enem é daqueles momentos que mexe com a gente fisica e psicologicamente mas no final compensa. É Sempre bom receber dicas de como lidar com esse momento. Desejo sorte a todos que estão ou vão passar por esse teste super decisivo mas ao mesmo tempo prazeroso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Ele carrega uma carga bem pesada em relação aos outros, porque simplesmente é a porta de entrada pra maioria das universidades e isso acaba deixando os alunos bastante estressados.

      Excluir
  9. Há quem não tenha gostado dessa mudança no enem, mas eu particularmente ameeei com todas as letras. Agora temos mais uma semana para revisar os assuntos que mais caem em Ciência da natureza, e logo matemática que conta mais que a própria redação. Adorei o post, um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito, aquele modelo anterior de prova era péssimo. Essas mudanças foram boas ao menos, tenho que concordar.

      Excluir
  10. Eu havia visto no jornal que estava havendo essa votação, mas eu não fiquei sabendo dos resultados. Achei legal a redação ser logo no primeiro dia, mas creio que pra mim seria um grande desafio fazer a prova em um domingo e uma semana depois fazer o resto dela, minha ansiedade não me deixaria viver nessa uma semana de intervalo.
    Sobre a comprovação para insenção da taxa de inscrição e fazer as provas na caneta e papel tbm, achei muito bom. Não pretendo fazer ENEM, mas sempre quero o melhor pro meu Brasilzão.
    Gosto muito de biologia, mas acredito em Deus como o criador de todas as coisas. Você faria pra nós um post sobre sua crença em relação a criação do mundo e dos seres vivos? Eu ia gostar de saber sua opinião.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br ~Neste mês tem post todo dia no Blog~
    Participe do Concurso e Concorra a um Mídia Kit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza posso falar sim, muito obrigada pela sugestão! Vejo muitas pessoas com esse tipo de dúvida, é um tema sem dúvida muito interessante.

      Excluir
  11. Eu tava confusa em relação às mudanças esse ano... Achei melhor a prova ser dividida em dois domingos. É muito desgastante fazer tanta coisa em 2 dias seguidos. Com a reforma do ensino médio, como ficam as provas específicas? Já posso escolher, esse ano, que matérias da prova eu vou fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, pelo que eu tenho lido a Reforma do ensino médio não vai afetar em nada esse ano, vai continuar a mesma coisa. Os vestibulares devem ser moldados só daqui alguns anos, não agora exatamente.

      Excluir
  12. Apesar de ter ficado meio estranha com essa coisa de mudar para dois domingos (domingo é um dia cansativo por si só, poderiam ter mudado para dois sábados, seria bem mais produtivo para os alunos, acredito eu, afinal, tem um descanso depois rs), mas depois a gente para pra pensar e percebe que é algo positivo, já que os alunos podem ter um tempo extra para estudarem e não ficarem a mil. A coisa de botar a redação no primeiro dia também é ótima, já que fica separado das contas matemáticas gigantes e todo mundo tem a possibilidade de mandar benzasso na escrita ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então ficou domingo porque já é o dia que acontecem os vestibulares das públicas. E também justamente pra também não atrapalhar os sabatistas, que não podem fazer exatamente nada no pôr do sol de sexta até o pôr do sol de sábado. Porque eles seguem a lei de que nos 10 mandamentos Deus mandou descansar no sábado. Acabaria sendo extremamente exaustivo pra eles, se já era pra nós que fazíamos no fds em horário normal, imagina eles que tinham que esperar?
      Pois é, ficava muito corrido fazer prova de matemática e redação pra maioria das pessoas.

      Excluir
  13. Esse ano vai ser o primeiro que eu faço enem, então não vou sentir as mudanças, o que é bom demais hahahaha

    Obrigada por fazer um post tão completinho, tirou todas as minhas dúvidas <3

    Beijos,
    literarizandomomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, fico feliz que tenha esclarecido haha

      Excluir
  14. Ameei as mudanças!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  15. Eu acompanhei muito essas mudanças do enem porque ainda estou passando por essa fase e como quero fazer faculdade publica complica ainda mais, eu gostei muito de ser dividido em dois domingo acho muito melhor e menos exaustivos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, acho que o resultado desse ano vai ser bem melhor, assim espero.

      Excluir
  16. Oi lindona! Só de saber que não vou mais precisar fazer o Enem já sinto um alívio. Ô provinha chata!!! Fiz duas vezes e não tive um resultado satisfatório em ambas, sendo que na segunda eu me preparei por 1 ano fazendo cursinho pré-vestibular. É engraçado porque eu corrigia as redações do meu namorado, na época, e quando saiu o resultado da prova da redação ele foi melhor do que eu. (risos). Foi no mesmo ano em que redações com hinos de futebol e receitas de miojo tiraram notas altas. Eu não confio no exame e lamento pelas faculdades que cada vez mais substituem os seus vestibulares tradicionais por esse sistema. Parabéns pela postagem e sucesso com o blog. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo que deveria haver ainda vestibulares tradicionais e podiam usar o enem como bônus, sei lá. Enem por um lado, ajudou a não ter mil provas caras pra pagar, mas em compensação se você não for bem na prova porque naquele dia não tava legal. Pronto, perde o ano. E justamente por conta desse peso que a prova tem, muitos já entram pilhados de nervoso e provavelmente não vai ser algo bom. Sem contar que eu não curto muito o sistema que é usado pra contagem dos pontos.

      Excluir
  17. Eu amei essas mudanças e o post também haha
    Eu ainda não faço o ENEM mas espero que na minha vez continue as mesmas regras (ou melhor ) <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero que eles mudem o vestibular pra algo melhor, ninguém precisa passar pelo estresse que eu tive que ter.

      Excluir
  18. Menina

    Graças a Deus passei dessa fase. Na minha época não era essa burocracia. Hoje eu acompanho os noticiários e vejo o tanto de coisa que tem que fazer. Dois dias de Prova acho um absurdo e infeliZmente está tendo muita fraude. Mas o importante se tudo é correr atrás e co seguir uma bolsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico muito indignada quando vejo que vazou questão do enem, mas acabei que aceitei a dificuldade que é pra controlar tudo isso. Mas, ainda sim, eu não concordo muito do enem ser usado como prova de vestibular, esse é um dos motivos.

      Excluir
  19. Apesar de já ter feito o enem e passado para a faculdade e curso que eu queria, que é jornalismo na UFF, eu adorei a ideia do seu post! Achei muito interessante e esclarecedor. Mas, olha, é muito bom não ter mais que me preocupar com o vestibular. Hahaha beijos e parabéns pelo post super completinho.

    ResponderExcluir
  20. Amei o post, tenho certeza que vai ajudar muita gente. Não sabia que agora não pode mais pegar diploma com o enem, muita gente vai ficar chateada com isso. Eu gostei das mudanças, falaram que ia tirar a redação e que bom que não tirou, acho muito importante. Achei que ia ocorrer como na uerj de ter especifica mas to vendo que não, seria muito melhor assim também. Prestei vestibular ano passado, to esperando a lista da UFF se eu não passar vou ter que fazer de novo infelizmente, mas acho que come essas mudanças vai ser mais tranquilo. <3
    Skyscrapers

    ResponderExcluir
  21. Já nao faço mais enem (graças a deus aha) mas achei seu post super útil para quem irá fazer. Sendo sincera, eu curti separar o enem em dois finais de semana, as provas sao muito puxadas e cansativas, o que nos leva a nao conseguir dar o nosso melhor. Também achei bom a redação ser no primeiro dia, já que ela é importante, acaba que a pessoa chega focada :)

    ResponderExcluir
  22. Ano passado não fiz o enem, mas esse ano eu estou pretendendo fazer pra poder fazer uma segunda graduação. Então eu achei essas mudanças um ponto bastante positivo. Mudar as provas pra serem feitas em dois finais de semana e não mais em um é ótimo, afinal as provas do enem são sempre muito cansativas e isso dá a chance de fazer as duas provas dando o melhor.


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir

© Copyright DE LOUCOS TODOS SOMOS UM POUCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: DRÊ DESIGN.
imagem-logo