As duas melhores plataformas para novos escritores

29 março 2017

Ultimamente o número de escritores cresceu bastante, principalmente por aqui no blog. E foi justamente visando ajudar a expandir ainda mais a nossa criatividade de cada dia, que resolvi comentar sobre duas plataformas muito interessante. Para você que está começando a se aventurar na escrita ou que está querendo expandir o seu público antes de publicar o seu primeiro livro. A última opção tem sido bem interessante, e vários novos autores tem usado bastante esses sites ao seu favor.
1. Wattpad: Primeiro, vamos começar pelo mais "famoso" nesse meio. Apesar de ter ganho bastante fama, muita gente ainda não o conhece. O Wattpad é uma ferramenta interessante pra você escrever suas histórias, conhecer outras e fazer alguns amigos também.
Painel inicial para a criação de uma obra
Eu considero uma ferramenta muito simples de usar e não tem muito mistério. Acho legal a ferramenta do direito autoral, pois você pode dizer se quer que eles sejam todos reservados à você (não deixando que outras pessoas copiem seu texto), deixar que copiem tudo ou apenas algumas partes. Apesar de não ser obrigatório, acho ideal o uso de uma capa para o seu livro, pois ajuda a chamar mais a atenção pra ele. E não precisa ser algo super profissional não, viu? Pode ser algo bem simples. Uma coisa que eu também acho muito interessante é que eles fazem um ranking das histórias daquela plataforma de acordo com a categoria, as mais acessadas e outras modalidades.

2. Spirit Fanfics: Apesar de não ser tão conhecida quanto a plataforma anterior, eu particularmente acho a Spirit Fanfics com um ar muito mais profissional do que o próprio Wattpad. Antes de você começar a querer escrever, tem um texto gigante sobre as regras dos sites. A que eu mais gostei sem dúvida foi que pra você poder publicar na plataforma deles tem que usar o bom e velho português corretamente. Não é nada mais desmotivador, você procurar uma história e se interessar por ela, mas acabar se deparando com aquele descuidado do autor com um português repleto de erros ortográficos e sem coesão nenhuma. Fora que a plataforma é maravilhosa e oferece aulas de graça, nada mais justo do que ensinar e incentivar as pessoas a sempre escreverem melhor. Posso falar que foi amor a primeira vista né?
É uma plataforma muito mais completa que o Wattpad e também mais interessante, cheia de detalhes e tem que prestar bem atenção nas opções marcadas. Toda história, antes de ser publicada, é avaliada pelos administradores que julgaram se ela além de ter um bom português, está adequada de acordo com os critérios escolhidos nas opções. Apesar de ser repleta de regrinhas, eu aconselho muito usarem, é muito amorzinho.
Confesso que tem gêneros que nem sabia que existiam
Eu já tive algumas fics publicadas no Wattpad, mas apaguei um tempo atrás porque tinha criado uma paranoia de que iriam me plagiar a qualquer custo haha. Mas, atualmente estou desenvolvendo uma que posso adiantar o gênero é uma mistura de romance policial com terror psicológico, tá muito legal. Quando eu já estiver quase terminando eu vou publicar nas duas plataformas e aviso aqui no blog pra vocês lerem! E vocês, conhecem essas plataformas? Escrevem também? Deixe o link da sua fic nos comentários que irei visitar!

20 comentários

  1. Que dicas bacanas, acho super válido os escritores investirem nessa área aqui na internet, pois eu já li coisas maravilhosas e que me impactaram de uma forma maravilhosa por um escritor que eu não conhecia. Esse é o bacana a internet e muito ampla e tem espaço para todos, e conhecer o trabalho do outro sempre é incrível. Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sem contar que muitas pessoas tem um certo receio de comprar livros de escritores desconhecidos, essas plataformas acabam sendo um meio de divulgação.

      Excluir
  2. Eu utilizo o "Wattpad" para escrever meus textos, la eu esqueço do mundo!
    Realmente é uma das melhores plataformas para se escrever.
    Sucesso para ti!<3

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha escutado falar do Wattpad em um vídeo no youtube, mas não estava bem especificado o que realmente é e como utiliza-lo. Adorei o seu post bem explicadinho, agora sim entendi o que é o Wattpad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHUL! Fico feliz que tenha te ajudado a entender um pouco melhor

      Excluir
  4. Oi lindona! Estou escrevendo um livro no Wattpad e a experiência vem sendo ótima! Eu tinha medo de plágio, como você, mas vejo a vida como uma soma de riscos... Então coloquei os meus a prova. Estou publicando os capítulos na medida em que termino. Eu também gosto de acompanhar outros leitores e autores na plataforma. A troca de trabalhos é demais! A segunda rede eu não conhecia, vou salvar aqui. Adorei a postagem, parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, a troca lá é demais, fiz alguns amigos muito bacanas lá. Muito obrigada

      Excluir
  5. Não conhecia as plataformas. Até porque não sou muito entrosado nesse mundo. hahaha Mas legal a iniciativa de você divulgar os sites. Assim ajuda a quem gosta de escrever. Arrasou!

    ResponderExcluir
  6. Nossa não conhecia.
    E estou nessa fase de querer mandar fazer meu livro, vou dar uma olhada com carinho nessas duas modalidades.
    Eu sou um zero a esquerda pra internet, então eu apenas escrevo e jogo lá no blog haha
    mas preciso profissionalizar mais isso, além de divulgar mais também.
    Obrigado pelas dicas, geniais!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  7. Você acredita que já ouvi falar das duas plataformas mas nunca entrei? Eu tenho um pouco de dificuldade de ler livros on line, já comprei até contos e li pelo kindle mas lê um livro inteiro eu não me vejo fazendo isso, cansa a minha vista, me dispersa também. Eu admiro muito as pessoas que conseguem isso, já em relação ao escritor eu acho uma ótima ferramenta de divulgação.
    bjs
    Simplesmente Ciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não curto muito livros virtuais, prefiro os físicos. Eu sou míope e quando leio por muito tempo algo virtual, as vezes as letras começam a ficar embaralhadas haha. Mas, eu tive que mudar isso e me acostumar a ler no pc, afinal, não dá pra ficar imprimindo e tirando xerox de um monde de artigos rs.

      Excluir
  8. Lembro quando eu escrevia as minhas fanfic e postava no Spirit Fanfics, é bem fácil e o layout do site é limpo e simples. Nunca li nada e nem postei no Wattpad , quero testar a ferramenta para ler. Uma outra plataforma super legal é o luvbook que também é gratuito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço o luvbook, vou procurar, valeu pela dica rs

      Excluir
  9. Só tinha ouvido falar do Wattpad, mas nunca acessei a plataforma! Achei ótimo conhecer essas plataformas, ajudam os novos escritores <3
    bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambas são bem interessantes, além de ser muito legal pra conquistar o público

      Excluir
  10. Menina tem um dez anos que eu escrevo fanfic e já usei tudo quanto é site. Gosto muito do fanfiction.net e do nyaah, o spirit deve ter ficado mais famoso por agora, porque na minha época quase não se encontrava nada por lá!
    O Wattpad também eu comecei a ouvir falar só por agora. rs

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mandy! Ótimo post! O pessoal normalmente não conhece mesmo! Na verdade, quando comecei a procurar esse tipo de coisa, tive que ficar caçando na internet por informações. Agora mesmo, eu já conhecia o wattpad mas essa outra que você disse, não! Mas, como você, eu também tive uma certa paranoia e não consegui continuar publicando lá... Não sei se era tanto paranoia de plagio, rs... Acho que ficava com uma sensação de q não poderia mais mudar o que tivesse escrito depois de publicar online, hahaha... E sou meio compulsiva pela perfeccionismo, acho que só conseguiria parar de mexer se estivesse mesmo publicado em livro sabe, pq aí não dá para você fazer mais mudanças... hahaha.. Mas acho muito legal, gostaria de ter me dedicado à plataforma na época. Hoje em dia estou investindo nessa ideia de escrever no blog, tudo afinal exige muita dedicação para não desistirmos!...
    Bom, quero ver sua história qnd publicar por lá!
    beijão ^^
    www.dosesdemim.com/

    ResponderExcluir

© Copyright DE LOUCOS TODOS SOMOS UM POUCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: DRÊ DESIGN.
imagem-logo