[Série] 3% - Cesar Charlone, Pedro Aguilera (1ª temp.)

24 fevereiro 2017

Vamos conversar sobre a série brasileira que chegou com tudo e se tornou a nova queridinha de várias pessoas. 3% foi um projeto criado em 2011 por alunos da ECA - USP, como nenhuma emissora grande tinha se interessado eles optaram pelo modelo websérie para cativar o público. Os fãs fizeram um abaixo assinado e isso chamou atenção da Netflix que resolveu investir.
A série estreou em 25 de novembro de 2016 na Netflix e surpreendeu muitos, veio pra mostrar principalmente aos brasileiros que podemos fazer algo tão bom quanto os gringos. A série não chega a ser um Black Mirror com altas tecnologias, mas tem bastante, algo que eu nunca tinha visto nos nacionais.
Não é abordado qual é o lugar exatamente onde a trama se passa, eles só se tratam como "o lado de lá (onde não há injustiças, um mundo perfeito, chamado de Maralto) e o lado de cá (onde as pessoas passam fome, tem muita pobreza e guerras). A cada ano, jovens que completaram 20 anos são chamados para participar da seleção para conseguirem ter a chance de ter uma vida melhor, mas pra isso tem que mostrar que são merecedores de ter essa vida.
Para avaliar a capacidade de cada um são feito vários testes, como de lógica, de resistência, capacidade visual (quem presta mais atenção nos detalhes, mesmo que sejam mínimos), quem consegue solucionar os problemas, enfim. A cada prova que passa, mais aumenta o nível de estresse e confusões que podem acontecer para conquistar a sonhada vaga nos 3%. Algumas pessoas que são eliminadas a cada prova não conseguem aceitar muito bem isso, por hora acabam se matando, é, bem pesado isso.
Apesar de achar o Ezequiel (o líder do processo) um cara bem louco que qualquer coisa ele quer simular um afogamento pra se calmar, no decorrer dos episódios é mostrado o porquê disso, daí começa a ver que ele ainda tem um coração escondido ali.
Os personagens que eu mais gostei foram a Joana e o Rafael (apesar dele ser bem idiotinha no começo).  Ela, órfã e moradora de rua, entra no processo pra fugir das pessoas ruins no lugar onde mora, mostra muita garra e determinação pra passar por cada etapa. Ele, apesar de já chegar roubando logo na primeira fase e não querer fazer amigos, ele já diz "eu quero ganhar, não importa o que eu tenha que fazer por isso", acompanhando ele com o tempo você acaba se afeiçoando. E o que eu menos gostei foram o Fernando e a Michele (muito retardadinhos, na boa haha). O Marco também, super prepotente quer passar a qualquer custo porque sua família sempre é aprovada e ele se acha merecedor disso, numa das provas ele surta e dá muita raiva dele.
Mais uma das grandes sacadas de Marketing da Netflix
Não é de hoje que a Netflix é reconhecida por suas incríveis sacadas de Marketing, se eu fizesse esse curso, com certeza iria pedir pra estagiar com eles. Foram colocados cartazes da série em algumas estações de metrô do Rio e de São Paulo, três dias mais ou menos, após o lançamento da série os cartazes foram completamente pichados. Mas, muita calma nessa hora, não foram feitos por qualquer pessoa. Na série eles contam também sobre pessoas da causa que são totalmente contra o processo e querem destruí-lo, dizendo ser uma farsa. E foram essas pessoas da causa que picharam os cartazes, incrível não?

Trailer:

Quem quiser assistir os primeiros episódios da versão anterior vou deixar o link deles aqui embaixo, muita coisa na série mudou, mas algumas coisas ainda permaneceram. Já digo logo que é uma produção quase que caseira, não tem grandes efeitos especiais e é tudo bem simples.

Meu último recado é que gente na boa, vamos parar de desmerecer as séries nacionais escutando com áudio em inglês só porque não consegue achar que esse tipo de gênero possa ser brasileiro. Se quiser escutar em outro idioma pra praticar o listening, beleza, mas fazer porque acha que brasileiros não podem fazer séries legais assim, apenas pare.

13 comentários

  1. Eu ainda não consegui assistir 3% por falta de tempo. Quando vi o trailer, achei MUITO parecido com Divergente. Agora lendo seu texto, me parece mais similar aindaaa. Eu amo Divergente e acho que vou gostar muito da série também!
    Beijosss

    www.madamices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi só um filme da Saga Divergente e realmente a ideia é muito parecida, só não digo que serviu de inspiração porque eles criaram a história bem antes de lançar o filme haha

      Excluir
  2. Eu não sei onde mas já tinha visto o nome dessa série em algum lugar, mas não tinha dado muita atenção, só que depois do que você falou sobre essa série bateu uma curiosidade, ela parece ser ótima, já indiquei para minha irmã que é viciada em séries. Beijoos ❤️😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal, vale a pena ver. Minha irmã assistiu assim que lançou, eu enrolei um pouco pra ver ainda hahaha

      Excluir
  3. Eu comecei a assistir a série a pouco tempo, tem uma sinopse bem interresante. E a netflix ta começando a criar séries legais, até!

    ResponderExcluir
  4. Eu não vejo a hora da segunda temporada.
    Dá um p*** orgulho ver o Brasil sendo cada vez mais reconhecido, e por merecer!
    Eu achei essa série incrível.

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti essa série logo quando saiu, e apesar de ter encontrado muitos pontos negativos, gostei bastante, principalmente para um "primeiro tiro" brasileiro nesse universo das séries né?
    Espero que o Netflix traga várias séries brasileiras para a gente!

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, como foi a primeira série brasileira eu relevei muita coisa, tava com muito orgulho do Brasil haha. É verdade, mas, creio que vão vir várias agora depois que o 3% "abriu o caminho"

      Excluir
  6. Meu nome é Fernanda Alves, eu falo em nome da Lionshome. Estou entrando em contato com você, pois estamos analisando blogs em todo o Brasil para fazerem parte de nossa Rede de Blogs e o seu blog foi selecionado.

    Nós gostamos bastante do conteúdo da sua página e temos certeza que nossos usuários vão gostar e se informar mais.

    Só explicando um pouco melhor sobre a LionsHome, nós somos uma Startup localizada em Berlim que durante seus dois anos de vida vem crescendo rapidamente. Estamos presente em 10 países em todo o mundo, possuindo mais de 1 milhão de visitantes mensais. Recentemente lançamos nosso Website no Brasil e estamos buscando Blogs com conteúdos interessantes e interativos para fazer parte da Rede LionsHome de Blogs. Nossos usuários se interessam por tópicos sobre Casa e Decoração, moda, maquiagem, beleza e culinária.

    Com a nossa rede de blogs você tem a oportunidade de adicionar uma pequena descrição sobre os seus posts ao nosso website através do RSS-feed, atraindo assim mais visitantes e leitores para o seu blog (quando os usuários clicarem em seu post são redirecionados para o seu blog). Caso você tenha interesse, essa participação é completamente gratuita, já que estamos entrando agora no mercado brasileiro. A única coisa que pedimos em troca aos blogs da rede Lionshome é adicionar uma pequena logo nossa em sua página inicial assim que você se registrar.

    O link para se inscrever é o seguinte:

    http://www.lionshome.com.br/br-br/blogs/signup/

    Se você quiser saber como funciona melhor nossa rede de blogs, pode visitar nosso website:

    http://www.lionshome.com.br/br-br/blogs/all/ (Brasil)

    Qualquer dúvida, estou à disposição.

    Abs,
    Fernanda Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Fernanda, eu vou ver isso direitinho.

      Excluir
  7. Tô louca pra ver essa série, tenho uma amiga que vive falando dela e agora tem vc também. Preciso arrumar um tempo pra ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa série é muito legal, provavelmente você vai curtir bastante também hahaha

      Excluir

© Copyright DE LOUCOS TODOS SOMOS UM POUCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: DRÊ DESIGN.
imagem-logo