Cientistas comprovam que cães entendem a fala humana

06 fevereiro 2017

Nós mamães e papais desses lindinhos já sabíamos que eles nos entendiam quando falamos; damos bronca por alguma arte; nossa linguagem corporal e percebiam quando estamos tristes ou alegres. Mas, agora foi comprovado pela ciência, através de evidências científicas, que eles podem entender as palavras ditas e diferentes tipos de entonação. Diferentemente do que era dito antes, que eles pela entonação entendiam os comandos.
O estudo pulicado no periódico da revista Science, os pesquisadores utilizaram 13 cães voluntários de diferentes raças. Segundo um dos pesquisadores, Attila Andics, os cães estavam soltos e felizes durante os testes, o qual consistia em convencê-los a entrar no aparelho de ressonância magnética funcional e ficar lá por cerca de 20 minutos enquanto ouviam o seu treinador.
Alguns dos cães utilizados na pesquisa e o aparelho de ressonância magnética funcional para estudar as suas reações à linguagem.
Os resultados do estudo revelaram que os cachorros reconheceram todas as palavras de forma diferente umas das outras, independentemente da entonação, e o fizeram utilizando o lado esquerdo do cérebro, como fazem os seres humanos.

Achávamos que a capacidade neurais de processar mentalmente palavras eram unicamente humanas. Agora, descobrimos  que são compartilhadas com outras espécies. Isso sugere que a grande mudança tornou os humanos capazes de começarem a usar palavras não foi uma grande mudança em capacidade neural, afirma o cientista

Algumas outras curiosidades que já haviam sido descobertas anteriormente em outra pesquisa feita por Victoria F. Ratcliffe e David Reby.

1. Entendem a linguagem corporal humana
Arquivo pessoal: Lucca
Qualquer pessoa que tem um cão sabe que eles compreendem perfeitamente quando gesticulamos, apontando para algo ou algum lugar e nossos olhares de reprovação devido algum ato. Mas, o que poucos sabem é que essa habilidade de compreensão da linguagem corporal humana é extremamente rara entre os animais. De forma que, nem mesmo os chimpanzés podem interpretar tão bem nossos gestos quanto os cães.

2. Conseguem se comunicar com humanos
Arquivo pessoal: Jade e Lucca
Os cachorros podem não conseguir falar como nós, mas isso não significa que são incapazes de se comunicarem conosco. Eles utilizam diferentes tipos de latidos e rosnados para expressar e ser compreendido pelos humanos, assim como os recém-nascidos utilizam o seu choro para se comunicar. Pesquisas apontam que os latidos representam apenas 3% da vocalização dos lobos, provando que o hábito de latir é mesmo um recurso decorrente da domesticação. Contudo, uma pequena parcela dos humanos não conseguem entender a mensagem que o cão quer passar quando está latindo.

3. Sentem empatia
Lucca nos acompanhando nos estudos
Em 50% dos casos de briga entre dois cachorros, um terceiro que não estava envolvido na luta se aproxima do perdedor. Essa aproximação ocorre mesmo nos casos em que esse terceiro não tenha visto o embate. Assim como, quando estamos tristes eles são os primeiros a perceberem, se aproximarem para nos fazer carinho e alguma graça para nos alegrarmos.


Fontes:
Cães entendem as palavras ditas a eles - Revista VEJA
Seu cachorro entende o que você fala - Jornal O Globo
Cientistas comprovam que cães podem entender palavras - Jornal O Dia

6 comentários

  1. Que interessante o seu post.
    Confesso que não sabia de algumas informações citadas.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Etologia é uma das áreas de biologia que me fascinam rs

      Excluir
  2. Gostei deste post e também do blog em geral, desde o nome, os posts, o layout e o banner, parabéns por tudo, espero que tenha sucesso na sua vida pessoal, profissional e neste blog.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Desejo muito sucesso a você também.

      Excluir
  3. Acredito muito nisso! E com essa pesquisa só vem a comprovar que nos donos de animais vivenciamos com essas fofurices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É engraçado até quando conversamos com eles sobre algo, o jeito que eles prestam atenção na gente.

      Excluir

© Copyright DE LOUCOS TODOS SOMOS UM POUCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: DRÊ DESIGN.
imagem-logo