A surpreendente mudança da Globeleza 2017

27 fevereiro 2017

Globeleza 2017
Desde que me entendo por gente sempre vi uma mulher nua com algumas tiras coloridas no seu corpo sambando na televisão, foi assim a Globeleza por muitos e muitos anos. Todo carnaval era assim, e eu sempre ficava me questionando: "Será que é realmente necessário ter uma mulher completamente sem roupas sambando nos comerciais durante o carnaval?" Alguns podem até me chamar de puritana por achar aquilo um absurdo, por ser contra a nudez ou o famoso "nu artístico". E não! A questão não é e nunca foi essa! Muitos até me diziam (e ainda consigo ver alguns que reclamaram da vinheta falando isso), que a representação da Globeleza completamente nua, e, somente com algumas pinturas no corpo não era apenas uma exposição desnecessária do corpo feminino com um aspecto de hiperssexualização, mas sim arte.
Posso não ser a expert em carnaval e muito menos sobre o que é nu artístico (e realmente não sou), mas já vi diversos trabalhos de fotógrafos retratando temas desde transtornos alimentares à apenas mostrar como eles captam o contorno do corpo humano, com esse tipo de arte. E o que eu, leiga no assunto, posso dizer é que a exposição do corpo humano nos dois casos é totalmente diferente. O nu artístico não tem a intenção de provocar desejos sexuais em quem está vendo as fotografias, ao contrário da vinheta, que poderia muito bem não ter sido essa intenção quando a criam, mas acabou virando. Escutar comentários chulos sobre o quanto a mulher era gostosa ou puta por fazer aquilo, bem, posso lhe dizer que na minha visão nu artístico não tem nada a ver com isso.
E a cada novo ano que vinha, com a aproximação do carnaval ligava cada vez menos na Globo e sentia uma repulsa por aquilo, por tratar nós mulheres, como um mero objeto sexual. Até ficava imaginando que um dia que seria totalmente diferente, não haveria mais essa "exploração do corpo feminino", mas apesar de imaginar um carnaval assim, não conseguia acreditar que isso poderia se tornar real. Ao meu ver, isso era algo tão longe da realidade, que por mais que eu desejasse muito aquilo, não conseguia sentir que seria possível a mudança.
Mas, finalmente chegou esse dia e com certeza surpreendeu a todos quando viram pela primeira vez a vinheta do Globeleza 2017. Agora a Globeleza aparecia sambando na tela da TV com roupas! Isso foi algo que me deixou extremamente feliz, que não tinha como não fazer um post sobre isso. E também neste ano o Brasil inteiro foi homenageado, na vinheta eles colocam como é comemorado o carnaval em cada canto do país. Me agradou e muito como foi abordado o tema esse ano e dou parabéns aos criadores, espero muito que continuem assim!

Vinheta deste ano:

30 comentários

  1. Realmente essa homenagem que eles fizeram ficou muito boa e foi surpreendente a mudança na vinheta.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu fiquei bastante feliz com essa transformação.

      Excluir
  2. Eu nunca tive nada contra a globeleza nua, acho bacana essa apropriação do nu artístico da qual você citou, mas às vezes parece meio forçado, quase que explorando o corpo da mulher, como geralmente é visto nos carnavais, sabe? E eu achei genial o que eles fizeram esse ano pra calar a boca de muita gente. Mandaram super bem e envolveu as diversas culturais do Brasil. Ficou mais leve, mais adequado e muito mais a ver com a ideia do carnaval em si ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das coisas que eu implicava com ela nua é porque eu nunca vi ou entendi direito qual era a real necessidade daquilo. E porque alguns homens (gringos ou não) por verem coisas como essa, acham que aqui é um país de total libertinagem e que todas as mulheres estão aqui somente para lhes satisfazerem sexualmente, quando na verdade não é bem assim. E mostrar todas as culturas foi muito legal, ainda mais porque havia muitas reclamações de focarem somente aqui no Rio, então, todo mundo fica feliz e representado haha

      Excluir
  3. Gostei do post. Para mim também foi um ótimo avanço tanto para a televisão quando para a sociedade.

    Beijos <3


    BLOG OCEANOS DE IDEIAS

    INSTAGRAM OCEANOS DE IDEIAS

    ResponderExcluir
  4. Oi Mandy, tudo bem? Muito legal o teu cantinho por aqui. E mais legal ainda é o tema do teu post. Eu lembro que quando a Globo trocou a propaganda esse ano MUITA gente falou sobre isso. Mas o Carnaval chegou e não vi mais ninguém comentando sobre. Achei que agora que ia ser mais falado e íamos discutir mais o assunto, mas não. Estão todos ocupados curtindo a folia. HAHAHAH. Eu achei muito maduro da parte da Globo mudar. Sempre é hora sabe? Assumir que a mulher não precisa ser mais tratada como um objeto e assumir que o Carnaval no Brasil é MUITO mais. Mas ao mesmo tempo, senti que demorou muito. Demorou tanto que ficou até feio sabe? Demorou tanto que ficou até óbvio. Mas pelo menos mudaram ne? Pelo menos amadureceram. Muito obrgada por trazer esse conteúdo pra discutir de novo. Tem muita importância. =) Beijo

    http://www.verdadeescrita.com/teve-aquele-dia-em-que-eu-quis-sumir/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada rs. Eu achei que apesar da mudança, no fundo, no fundo a Globo não queria, mesmo com os grandes apelos que vinha recebendo. Porque se você for parar pra pensar, tudo bem que eu vejo pouco televisão, mas sempre que eu paro pra assistir alguns jornais antigamente era quase todo comercial ela sambando, esse ano foram pouquíssimas vezes, em relação aos anos anteriores.

      Excluir
  5. Eu também fiquei impressionada com a mudança! Mas confesso que eu amei! Amei esse post, super legal você ter notado e compartilhado sua opinião com a gente!

    Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre fui contra o estilo que apresentavam a globeleza, sendo um nu artistico ou não. Não curto carnaval, mas acho que se a beleza é mostrar o samba e apresentar uma história de algo que cada escola acredita, não era necessário mostrar uma mulher dessa maneira. Fiquei muito surpresa com o que vi esse ano, com toda essa mudança. Apesar de achar que já deveriam ter feito isso já faz um bom tempo, masssss, o importante é que fizeram haha

    Beijos,

    www.rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Lolla, espero que continuem, mas não sei, senti como se eles não tivessem gostado muito da mudança, visto que passou muito pouco os comerciais com ela esse ano.

      Excluir
  7. Eu não conheço muito sobre nu artístico também mas sei que aquilo não era arte. Era uma tentativa de chamar atenção, e conseguiam.
    Quando eu vi a nova propaganda, adorei. Fiquei muito feliz.
    Carnaval não precisa ser sobre a hiperssexualização do corpo feminino.
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  8. Sua opinião me representou, só isso.
    BEIJOS
    (Que bloguinho lindo, vou ali visitar o 'papo nerd' hahaha)

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre digo que sou meio puritana. Não acho errado as pessoas que gostam de expor seus corpos e tal, mas eu não consigo fazer isso; não em sinto confortável. Sempre achei um pouco errado a sexualidade que era posta na Globeleza, como se aquele fosse o único papel da mulher e o único significado do Carnaval. Ainda não tinha visto a nova vinheta, mas fiquei feliz com essa mudança. De toda forma, ainda não gosto de Carnaval :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo. Também não sou muito fã de carnaval, pra mim é legal só pelos dias em casa haha.

      Excluir
  10. Eu nunca me surpreendi com as coisas que a globo mostra, principalmente quando é época de carnaval, mas dessa vez, aplausos com as mãos e com os pés ao mesmo tempo, deu o que comentar isso hein!
    http://pensamentosvoados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, na primeira vez que eu vi fiquei parada tipo "não tô acreditando que isso é real? Será que estou sonhando?" haha. Eu gostei muito, e espero que continuem com isso.

      Excluir
  11. Eu não tenho televisão em casa então não tinha visto essa mudança na globeleza, mas sabia dela já a pelo menos um mês, quando vi uns amigos meus comentando.
    Todo mundo elogiou muito essa mudança, porque de fato a hipersexualização da globeleza, junto com o famoso "corpo de carnaval" é algo bastante incômodo e questionado nessa época.

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi bem por acaso, mas mesmo assim, não foi como nos anos anteriores, a quantidade de vezes que passou foi bem menor. Mas, eu gosto bastante da mudança

      Excluir
  12. Gostei do seu post, eu posso dizer que esse ano eu me surpreendi muito com a globo porque desde que eu nasce eu vejo as Globeleza peladas, é esse ano foi diferente, acho que algo deve ter mudado para eles fazerem isso, eu espero que os próximos carnavais sejam assim, com menos mulheres nuas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas mulheres fizeram um apelo pra colocarem roupa na Globeleza. Pelo que li, antes era como se fosse um "marco" essa transformação e a liberdade feminina, só que acabou se transformando em outras coisas.

      Excluir
  13. Isso foi uma pequena mas incrível vitória para as mulheres. As pessoas se confundem e muitas vezes ficam confusas com a nossa luta para que mulheres possam vestir o que sentem vontade e, ao mesmo tempo, que empresas parem de objetificar mulheres e usá-las apenas para mostrar seus corpos, por mais que seja absurdo pra gente pensar que tem gente que não entende a diferença, tem sim =/ mas com o tempo a gente vai explicando e quem sabe a próxima vitória não é mais pessoas entenderem isso?

    Adorei seu post! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza e não vejo a hora desse dia chegar. Obrigada rs

      Excluir
  14. Oi lindona, tudo bem? Adorei o tema da sua postagem! E você acredita que eu nem sabia da mudança na vinheta?! Descobri agora e admito que ficou um trabalho maravilhoso! Eu também não suportava ver, ano após ano, toda aquele sexismo na televisão aberta. E ainda existe, infelizmente. Parabéns pela postagem e sucesso com o blog. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas deu uma impressão de que eles não gostaram muito, quase não aparecia e antes era tipo toda hora.

      Excluir
  15. Quando vi a Globeleza 2017 quase bati palmas para a Globo. Mas não fiz! A globo fez o que já deveria ter feito a algum tempo. A minha opinião sobre a globeleza que assisti (como você) por toda minha infância parecia que se distanciar das outras coisas belas que temos no carnaval, como as cultura carnavalesca de cada estado. Por esse motivo, era simplesmente obrigação deles mudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! E já estava mais do que na hora dessa mudança acontecer.

      Excluir
  16. Amei a mudança nesse ano, e espero que a cada ano melhore mais!

    ResponderExcluir

© Copyright DE LOUCOS TODOS SOMOS UM POUCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: DRÊ DESIGN.
imagem-logo