3 dicas essenciais de estudos!

22 fevereiro 2017

Início do ano letivo é tudo muito cheio de festas, vontade de usar o material escolar, rever os amigos, tudo é muito lindo e muito divertido. Até a chegada das provas, que começa o pânico dos estudantes "olha toda essa matéria que acumulei! E agora? Por onde eu começo estudar?" e assim começa então o desespero, a vontade de voltar de férias de novo, todo o sofrimento. É, não precisa mentir pra mim, sou futura professora, mas também sei bem como são alunos, porque também sou uma e já passei muito por esse desespero todo de época de provas. Separei algumas dicas pra vocês não se perderem nos estudos e estudarem com qualidade e mesmo que tenha passado alguns dias do "volta as aulas" não será nenhum prejuízo, pois dá pra recuperar os dias que você ficou enrolando.

1. Organize seu tempo.
Esse é o meu cronograma de estudos desse período, tirei o print e ficou horrível, maaaas, como é só pra dar um exemplo tá de bom tamanho.
Isso é muito importante, não adianta você se deparar com a pilha de exercícios e matérias que acumulou, e querer fazer tudo ao mesmo tempo. Monte um cronograma de segunda à domingo no topo e na barra lateral os horários de 30 em 30 min (acho mais prático do que 1 em 1 h). A primeira coisa que você vai fazer é colocar as matérias que você estuda nos respectivos dias e horários. Em uma folha a parte, você vai escrever todas as atividades extras que você tem (academia, escrever pro blog, vídeos pro canal, etc.) Coloque o melhor horário para estudar (aconselho colocar no mínimo duas vezes por dia um horário de 1:30 h - 2 h pra estudar uma matéria, caso tenha dificuldades, aumente o número de vezes na semana para estudá-la), depois vá distribuindo na semana suas atividades extras também nos horários que lhe agradam, por exemplo segunda e sexta eu tenho aula de funcional na academia, por isso escolhi aquele horário.

2. Não acumule matéria!
Caso você não seja universitário que consiga ter total liberdade de montar sua grade, como é o meu caso, acredito que tenha aula de mais de uma matéria naquele dia. Também sei que não tem como estudar todas as matérias naquele mesmo dia, no máximo duas ou três. Então antes de começar a estudar a matéria programada do dia, separe uns minutinhos para revisar todas as que você teve naquele dia. Essa revisão tem a função de confirmação do seu aprendizado e não deve ser tão demorada, 15 - 30 min. Você vai se imaginar como um professor e terá que explicar aquilo que você aprendeu para uma criança, por isso, irá usar uma linguagem bem simples. Mas, por que criança? Porque elas não têm tanta informação para saber os termos complicados que você aprende, então você terá que se desdobrar e achar melhor maneira para conseguir expressar pra que seja entendido. Esse método é bom porque você consegue fixar bem a matéria, sem nenhuma dificuldade e consegue lembrar tudo direitinho.

3. Cronograma para revisar.
Esse é algo mais independente, você vai pegar a matéria que você estudou no dia anterior e fazer um resumo dela, uma ficha, por exemplo. Nada de escrever um texto gigante ou transcrever tudo o que você anotou na matéria, não! Nessa ficha você só irá anotar as palavras chaves que você acha importante. Depois de ter feito, é assim que você vai revisar aquela matéria, partindo do principio que você já aprendeu e tirou todas as suas dúvidas enquanto estava estudando. Um dia depois, uma semana depois, um mês depois e fazer essa repetição de revisão daquele tema uma vez por mês durante 6 meses. Isso vai fazer com que seu cérebro guarde aquela informação na sua memória de longo prazo e a tendência é não esquecer mais aquilo. E sério, eu testei isso no meu período passado e me surpreendi muito com as minhas notas e o conhecimento que eu adquiri, pode me perguntar qualquer coisa das matérias que eu vi e eu vou conseguir te explicar tudo perfeitamente!

Essas e outras dicas eu aprendi muito em um curso que eu fiz de memorização com o Renato Alves, ele é especialista nisso e vale muito a pena. Também ganhei de bônus do curso o livro que ele escreveu "Não pergunte se ele estudou", em breve vou falar também um pouco sobre ele aqui.

47 comentários

  1. Eu fiquei muito preguiçosa depois que terminei minha faculdade..
    Preciso voltar a estudar e colocar as notícias do mercado financeiro em dia..
    E por isso adorei suas dicas *_*

    ResponderExcluir
  2. Cronograma e não acumular matéria são dicas essenciais e que funcionaram muito bem comigo ano passado. Já essa ideia do cronograma de revisão eu nunca fiz, mas alguns professores me deram essa dica ano passado e pelo jeito funciona mesmo, né? Vou tentar esse ano!
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona muito, mesmo não levando tanta fé no início eu vi a diferença nas minhas notas.

      Excluir
  3. Ótimas dicas, Mandy!
    Algo que eu fazia constantemente no meu E.M. era acumular matéria e só na semana de provas que a gente sente falta de ter se organizado antes. Aonde você fez esse cronograma? Poderia me responder lá no blog?
    Ah, e a dica da revisão é ótima! Já a tinha visto anteriormente no Guia do Estudante, é essencial para memorizar o conteúdo a longo prazo.

    XOXO,
    Cartas para Carolaine // @cartasparacarolaine

    ResponderExcluir
  4. Que post interessante! Suas dicas são ótimas e eu fiquei até com vontade de voltar a estudar. Não me lembro de ter feito um cronograma específicos para os estudos quando estava na faculdade ou na escola, mas acho que deve ajudar demais!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Eu já fui muito vida louca de estudar só nas semanas de provas (quem nunca?), mas depois que mudei o método fez bastante diferença nas minhas notas

      Excluir
  5. Quando eu fazia cursinho eu organizava meu tempo certinho, igual na foto, mas agora na faculdade é um pouco mais complicado. Não acumular matéria é uma dica valiosa, principalmente na faculdade. Amei a dica do cronograma para revisar, vou adotar!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a conseguir seguir realmente um cronograma quando eu diminui a quantidade de matéria que eu fazia, ainda mais por ser um curso integral. O cronograma de revisão é muito legal, vale muito a pena. Obrigada rs

      Excluir
  6. Gente, que blog lindoooooo!!!
    Eu confesso que terminei o ensino médio e tenho ainda uma maior vontade de estudar. Nossa, é uma coisa muito louca, né? Já decidi que faculdade irei fazer e vou por essas diconas em prática.


    Letsdriink.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada rs. Estudar é muito bom e seguir algumas dicas como essa é ótimo pra manter boas notas

      Excluir
  7. Olá Mandy!
    Essa postagem veio em um excelente momento! As aulas já estão aí então, tudo que precisamos é de organização na hora de assimilar as matérias, são tantas coisas né? E precisamos dar conta de tudo para termos um ano letivo aproveitável!

    Amei suas dicas :) são super úteis mesmo e com certeza ajudará quem vier aqui buscar essas informações! Obrigada por compartilhar com a gente.

    Beijos!

    senhoritadeise.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, nada haha, eu sou daquelas pessoas que acreditam que o conhecimento deve ser compartilhado e não ficar guardado rs.

      Excluir
  8. Se organizar é a melhor coisa pra poder estudar. Até pq vc deixar pra fazer tudo de uma vez só vai acabar não fazendo nada pelo acumulo de coisas pra estudar. Ótimas ficas!!
    Beijos!!
    www.dezalourenco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu preciso muito organizar meu tempo quando se trata dos meus estudos hahaha, mas eu me recuso a acumular matéria, fiz isso uma vez e perdi vários feriados estudando para não repetir o semestre. Adorei suas dicas <3

    Beijos,

    www.rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acumular a matéria é muito ruim, depois a gente fica igual louca estudando e virando noites pra por em dia (fiz muito isso), quando podia estar tranquila e fazendo tudo calmo e com qualidade.

      Excluir
  10. Essas dicas sao otimas para quem não consegue se organizar.

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas... Na época da facul, todos os dias eu passava a limpo toda as matérias do dia, também é uma boa forma de dar uma estudada e revisada na matéria(s) do dia... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos dois primeiros períodos (principalmente o primeiro) eu passava a limpo todas as matérias, mas isso me fazia perder um tempo muito sagrado. Meu curso é integral e todo tempo que eu tinha era importante pra estudar, então não dava pra passar à limpo. Período passado eu mudei totalmente e apliquei todas as dicas que eu aprendi no curso e foi ótimo, minha média final mais baixa foi 7,4 as outras matérias ficaram todas entre 9 e 8. Também reduzi a quantidade de matéria que eu peguei, ao invés de fazer 9 ou 8 matérias, optei por fazer 6, foi perfeito pra mim, estudei tudo com qualidade.

      Excluir
  12. Nunca fiz um cronograma para revisar, vou testar fazer um no meus estudos para concursos, talvez seja isso que estava faltando

    ResponderExcluir
  13. Post interessante, eu tenho um problema muito grande em conseguir estudar em casa por que nunca consigo me organizar, vou tentar essas dicas para ver se consigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grande problema era sempre querer fazer tudo ao mesmo tempo, sou uma pessoa bem ansiosa então as vezes fico tensa e quero resolver todos os problemas juntos. Acabava que não dava certo e eu me enganava achando que tava tudo bem, acabava que só acumulava matérias e não estudava nada direito.

      Excluir
  14. Adorei as dicas!! Eu estudando me distraio com a mosca passando e qnd vejo tô pensando na vida dela de mosca kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, eu já fui muito assim de me distrair facilmente, mas tem técnicas pra evitar isso. Vou fazer um post sobre isso depois, obrigada pela ideia haha

      Excluir
  15. Já faz um bom tempo que me dei ao luxo de parar de copiar tanta coisa e começar a prestar mais atenção na explicação dos professores. É claro que quando não estamos na faculdade todos os professores nos obrigam a copiar, mas vale super a pena prestar atenção na explicação. Assim eu consegui parar de acumular coisa e só fazia uma revisão um dia antes da prova. Isso super me ajudava e minha média era ótima ♥ Acho que se organizar e entender como sua mente trabalha com os estudos é um ponto fundamental para que nada saia do controle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, vejo muita gente copiando igual um louco o que os professores falam, mas você pergunta alguma coisa e eles não sabem explicar. Já fui assim também, copiar igual desesperada, agora eu copio apenas o essencial. O professor fala, eu escuto e coloco o que ele disse da forma que eu entendi e tento resumir aquilo. E também procuro estudar antes de assistir as aulas (algo que é mais fácil de fazer quando já estamos na faculdade)

      Excluir
  16. Menina, arrasou no se cronograma! Eu sou tão desorganizada que nem cronograma consigo fazer kkkkkkk mas o pior de tudooo pra mim sempre foi deixar matéria acumulada! Pai amadoooo hahaihauhaiuah e eu fiquei curiosa nesse livro que você ganhou!! Fala deleee! Blog lindo, parabéns <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca tive esse costume de me organizar direito pra estudar, tive que mudar meus hábitos de forma forçada quando chegou a época do vestibular e foi bem difícil até pra me adaptar. Muito obrigada haha. Vou falar dele sim, pode deixar.

      Excluir
  17. Tava precisando de um post desse! Sempre acabo acumulando matéria :(( falta de organização mesmo... Já tô fazendo meu cronograma do primeiro período pra não sair prejudicada. Amei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Ainda mais no primeiro período que é sempre aquele choque de realidade da escola pra faculdade

      Excluir
  18. Ótimas dicas. Eu queria ser organizada como você, mas não consigo rsrs.

    Te convidei pra responder a Tag Viciada em Séries
    http://nossaquevicio.blogspot.com/2017/02/tag-viciciada-em-series22.html

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela indicação da tag, só pelo tema já chamou minha atenção hahaha

      Excluir
  19. Dicas muito boas, sempre fui de querer me organizar assim e ano passado usei um cronograma pra quem queria passar pra medicina, segui direitinho mas mesmo assim não consegui entrar para a vaga que eu queria ): Esse ano bola pra frente e vamos tentar de novo hahah Onde fez o seu cronograma? Beijão

    Quero ser Miranda

    ResponderExcluir
  20. Olá! Adorei o post... Tentarei reproduzir aqui em casa, quero que esse ano, a minha vida seja mais arrumada! Também fiquei encantada com o cronograma de revisão, já tirei print para mostrar para minhas amigas, tenho certeza que elas vão amar!
    Bjs, e muito sucesso com o blog!
    http://my1life2in3books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada rs. O cronograma de revisão é uma boa, ajuda bastante.

      Excluir
  21. Amei❤ amo estudar!
    Bateu uma saudade da escola rsrsrs! Parabens pelo post, sucesso para você e o blog!

    ResponderExcluir
  22. Se organizar é sempre uma guerra no meu caso, já idealizei de tudo um pouco mas nunca levo até o fim acabei por decidir prestar mais atenção nas aulas e anotar apenas palavras chaves assim me ajuda mais a não acumular matéria na faculdade. Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, vale muito mais prestar atenção e anotar palavras-chaves do que anotar igual um desesperado, não entender e ficar viajando depois

      Excluir
  23. Ain, eu sou louca com organização hahaha mas ainda não achei um sistema que encaixasse direitinho como eu queria. Todo ano tento um novo hahaha Juntando faculdade com lazer e outras coisas. Mas o que deu mais certo até agora foi algo parecido com o Bullet Journal.
    Mas de todas as coisas que você falou uma que eu não conhecia é a do cronograma para revisar. Achei interessante. Vou por em prática. Já estou no último ano da faculdade mas tem duas matérias que podem se encaixar nessa revisão :)
    ótimo post ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Bullet Journal eu conheci final do ano passado com uma amiga, achei muito legal também. Eu faço uma mistura de tudo um pouco, cronograma tradicional e uma parte do Bullet Journal (com as atividades que eu tenho que fazer no dia)

      Excluir
  24. Menina graças a Deus que o feriado está batendo na porta porque eu tô com tanta matéria atrasada que só vendo!! A dica que mais uso com certeza é a da revisão em dias determinados.

    ResponderExcluir
  25. Muito bom o post,sou muito desorganizada com os estudos,preciso me organizar mais kkk,preciso fazer um conograma desse e me dedicar mais,vou tentar kk,valeuu pelas dicas
    Sucesso!!
    Abraços

    ResponderExcluir

© Copyright DE LOUCOS TODOS SOMOS UM POUCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: DRÊ DESIGN.
imagem-logo