Por que cebola nos faz chorar?

09 janeiro 2017

Todos sabem o quão pode ser ruim cortar cebolas ou estar perto de alguém fazendo isso, esse incomodo pode ser algo fraco ou até mesmo irritar bastante seus olhos e você não conseguir mantê-los abertos por muito tempo. Mas você sabe o motivo que causa essa irritação neles?
Isso acontece devido à liberação de um gás chamado sulfóxido de tiopropanal (C3H6OS) que só é formado quando cortamos a cebola. A sua formação é feita a partir de uma reação química durante o rompimento da parede vegetal da cebola, de modo que duas substâncias presentes na célula da vegetal acabam se misturando.

Existe algum método para evitar que isso aconteça? Citarei apenas dois métodos que eu vi na internet e deram certo.

1. Usar óculos de mergulho
Se quando usamos para dar um mergulho ele evita que ocorra a entrada de água, então, pela lógica, também evitaria a passagem do gás, caso esteja bem firme.
2. Ventilador
Colocar o ventilador na direção em que você está cortando a cebola faz com que o vento carregue as partículas para longe do seu rosto, deixando seus olhos livres do incomodo.


No vídeo abaixo tem outros métodos que foram testados e mostra quais deram mais certos ou não. 


Mandy.

8 comentários

  1. Gostei da dica do ventilador, vou testar! Quase não consigo cortar cebolo de tanto que arde meu olho rsrs A ideia do óculos de mergulho é cômica hahahaha Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim haha, eu tava escrevendo esse post perto da minha vó e ela disse "nossa, mas que mulher fresca é essa?" uahiehiehaiueh

      Excluir
  2. Nossa, que útil! Eu odeio cortar cebola, choro por meia hora quase haha Outra coisa que ameniza um pouco a choradeira é lavar bem a cebola. Mas vou testar esse do ventilador.

    http://publicando-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cortar cebola é muito tenso mesmo. Tem hora que minha vó corta e não sinto nada, tem outras que é tão forte que sinto o incomodo na sala, puxado haha

      Excluir
  3. Odeio cortar cebola, mas tenho de o fazer quase todos os dias rsrs
    ótimas dicas, tenho de usar os oculos de mergulho kk
    beijinho,
    Red Lips

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A da mergulho deve ver bem engraçado, você cozinhando e alguém aparecer na cozinha e te ver desse jeito. Imagino o susto que eles tomariam AHAHHAHA.

      Excluir
  4. Oii eu que faço a alimentação aqui de casa e sofro com o mal da cebola, não tem uma vez que não sofro quando corto cebola, nossa a sensação é horrível! Uma ardência tenebrosa haha. Adorei as dicas, vou tentar usar algumas delas durante o meu dia a dia. Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UAHEUAHEUAHUEH sim e até quando você tá perto de quem está preparando um tempero forte dá uma ardência bem chata. Boa sorte pra usar as dicas!

      Excluir

© Copyright DE LOUCOS TODOS SOMOS UM POUCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: DRÊ DESIGN.
imagem-logo