Faixa de cabelo: prejudicial ou não aos bebês?

02 janeiro 2017

Bebês são muito engraçadinhos e sempre queremos fazê-los sorrir, quando esbarramos com algum na rua, que fica nos encarando. E essas faixas de cabelo que as meninas usam é cada uma mais bonita que a outra, porém, o que muitos não sabem é que apesar de serem bonitas, elas podem ser prejudiciais à saúde dessas menininhas.
Uma certa postagem no facebook do osteopata José Eduardo Souza, acabou viralizando, gerando um certo alvoroço entre as mães. Ele comentou que recebeu no seu consultório uma menina que sofria com refluxo gastroesofágico e insônia e esses sintomas foram relacionados por ele ao uso de uma faixa de cabelo que apertava sua cabeça.
No texto, compartilhado por ele, é dito que a faixa de cabelo é capaz de comprimir a sutura occiptomastóide, que é o ponto de união de um osso com o outro.  E que além disso, também pode apertar o nervo vago, o qual se localiza em uma porção mais interna da nuca, e, que comanda o sistema gastrointestinal, alterando suas funções. E é devido à isto que a menininha estaria com refluxo. Segundo o relato do osteopata, no terceiro dia após suspender o uso da faixa, já houve melhora dos sintomas. Ele ressalta também que o tratamento com o osteopata não exclui o acompanhamento de um pediatra.
Já a pediatra Flávia Oliveira, acredita  ser improvável que a causa do refluxo da criança seja atribuída ao uso da faixa de cabelo. Sustentando seu argumento com o fato de que até o sexto mês, a maioria dos bebês tem um refluxo fisiológico, devido à uma imaturidade do sistema digestivo. Sendo assim, só é desconfiado que o refluxo seja patológico quando o bebê para de ganhar peso mesmo mamando bem e está com muita irritabilidade.
A também pediatra, Camila Reibscheid, complementou dizendo que não há estudos suficientes para correlacionar o problema ao uso da faixa. Contudo, ela enfatiza que é bom tomar muito cuidado, pois tem gente que coloca a faixa muito apertada na criança, deixando-a irritada, incomodada, e,  isso acaba prejudicando seu sono. As pediatras também recomendam que se a criança chorar, ficar irritada ou tentar arrancar o enfeite, deve-se retirá-lo imediatamente.


Mandy.

Fonte:
Revista Crescer

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Copyright DE LOUCOS TODOS SOMOS UM POUCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: DRÊ DESIGN.
imagem-logo