ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

20 janeiro 2017

Esse ano eu tenho planos pro blog: colocar a minha licenciatura para trabalhar mais. E pensando nos vestibulandos de plantão resolvi ajudar vocês com tudo o que eu sei sobre o vestibular, como funciona, como é a prova e também ajudar aqueles que ainda não chegaram nessa etapa ainda. Antes de criar esse blog, eu tentei várias vezes fazer um especialmente voltado para biologia e provas de concursos, mas como eu disse no meu primeiro post eu não curto ficar presa exclusivamente à um único assunto, então não rolou. Vou postar sempre a cada duas semanas algumas questões de provas, desenvolver o raciocínio com vocês e tudo mais, vou dar dicas de prova e vai ter muita coisa super legal por aqui.
E o primeiro post desse projeto "Papo Nerd" vai ser sobre o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. Vou falar um pouco de como é a prova e o que eu penso dela.
Cadernos de prova do ENEM
O ENEM foi criado em 1998 com o objetivo inicial de avaliar como estava a educação básica das escolas públicas no Brasil. Contudo, porém, entretanto, em 2004 começou a mudança do exame passando a ser para aqueles que queriam bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) para cursar alguma faculdade particular. Mas, foi apenas em 2009, que a prova passou a ser considerada totalmente mais um exame de vestibular, abrindo também a oportunidade para o aluno estudar em uma universidade pública.
Inicialmente a prova valia mais como um "bônus" na pontuação para algumas faculdades e para outras valia como o seu vestibular. Isso me marcou absurdamente. Em 2011 estava no meu terceiro ano do Ensino Médio, e, também estudando para o vestibular. Desde pequena eu já sabia qual faculdade eu queria estudar: UFRJ. Na época ainda existia o vestibular dela, que era maravilhoso, por sinal. Então eu estudava muito para apenas as específicas da minha área: Biologia, Química e Física e no colégio eu estudava razoavelmente as outras pra não me dar mal. Até que em julho foi anunciado que UFRJ iria aderir 100% o ENEM, veja bem, NA METADE DO ANO que isso foi avisado. Quem é vestibulando ou já foi um dia, sabe o quão importante é ter um bom cronograma para você estudar e se organizar. Também sabem que se algo muda de repente pode mexer muito com seu psicológico (que convenhamos, qualquer coisa mexe um pouco) e te deixar uma pilha de nervos. E foi assim que eu fiquei e consequentemente perdi o meu ano de vestibular, bastante ansiosa e desestabilizada. Obs: Tenho várias histórias de vestibular pra contar, mas fica para outro momento.

A prova: Ultimamente ela conta como o vestibular para todas as federais aqui do Rio, a UEZO (a única estadual do Rio que aceita), e algumas outras milhares de universidades pelo Brasil a fora. Ela é realizada em dois dias (sábado e domingo) às 13h, horário é ruim, eu sei bem disso, mas gente, pelo amor, NÃO SE ATRASEM! Ela é simplesmente a porta de ingresso pra quase todas as universidades públicas; se você não quer estudar numa pública devido às greves, é só através dessa prova que  irá conseguir arrumar uma bolsa legal pelo ProUni ou até mesmo tentar o FIES (falarei disso tudo em um outro post, esse já vai ficar gigante). Então, não vamos dar bobeira né? Ela tem uma importância gigante.

Dica pra vida: Uma dica que eu dou desde já pra quem vai fazer vestibular esse ano é: estudem, mas estudem desde já! "Ah Mandy, mas ainda é janeiro, deixa eu curtir." Quanto antes vocês começarem a estudar, melhor. A quantidade de conteúdo é extensa demais, vai ter momentos que você vai estar super empolgado estudando outros que você vai querer chutar o balde, cansado (geralmente acontece no meio do ano). Você pode falar que isso não vai acontecer com vocês, mas acredita em mim. Eu sei muito bem como é essa fase, fiz vestibular por 4 anos e super entendo como é esse misto de sensações e emoções que você possa sentir. Peguem as provas antigas e resolvam as questões. Vocês tem que conhecer como é a prova, não sejam doidos de chegar lá sem estar preparados com o tipo de questão que vocês irão encontrar. 

Obs.: Mesmo que eu não irei postar com tanta frequência sobre questões e tudo mais, podem me procurar e tirar dúvidas comigo. Se eu souber irei te responder e se não souber, irei estudar mais o assunto pra te ajudar também! Não fiquem tímidos, eu não mordo haha.


Beijos e até a próxima saga do vestibular.

5 comentários

  1. É verdade, ano passado fiz a prova para ver como é tals.. E esse ano é pra valer! Então vai ser pauleira! Enfim, ameeei <3
    www.rosachikchok.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é pauleira mesmo e é uma prova que eu considero como de resistência. Tem que se alimentar bem; estar bem psicologicamente; estudar bastante; saber usar o tempo e não ir de marra pra prova, pois tem muita pegadinha. Que bom que gostou do post haha

      beijos

      Excluir
  2. hi, pls follow me, i will follow you back and wanna be supporter , thank you

    http://gezgiccift.blogspot.com.tr/

    ResponderExcluir
  3. Gorgeous ! a simple combination that results very well !
    エルメスHermes
    グッチ 服

    ResponderExcluir

© Copyright DE LOUCOS TODOS SOMOS UM POUCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: DRÊ DESIGN.
imagem-logo