Cientistas aproveitam as Olimpíadas para mapear micro-organismos

01 setembro 2016

Olá,
Hoje o blog está fazendo 2 meses! Obrigada a todas as pessoas que seguem, que visitam a página e que estão me apoiando nesse meu projeto. Em comemoração a isso e a minha volta as aulas essa semana depois de um longo tempo de greve na faculdade, vou começar a postar também às quintas "papo aleatório" era uma das coisas que eu tinha bastante vontade de fazer poder falar sobre qualquer tema aleatório. Vou falar sobre alguma notícia que achei importante ou até algum acontecimento. Bom, chega de papo e vamos ao que interessa. Semana passada foi divulgado nas grandes mídias que a Fiocruz está realizando um mapeamento de micro-organismos no Rio durante as Olimpíadas.
Foto de pesquisadora trabalhando no metrô do RJ
Crédito: Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)
Pessoas que costumam frequentar o metrô, sejam turistas, trabalhadores ou estudantes irão se deparar com um grupo de pesquisadores da Fiocruz coletando amostras de vírus, bactérias, fungos, entre outros seres microscópios nas estações de metrô que tem mais fluxo de passageiros: Vicente de Carvalho, Del Castilho, Maracanã, Central, Carioca, Saens Peña, Botafogo, Cardeal Arcoverde e General Osório. O projeto Olimpioma, o qual é denominado, é feito em parceria com o  hospital de combate ao câncer A.C.Camargo e a Fiocruz, começou uma semana antes da Olimpíadas Rio 2016 e tem previsão para o término no mês de novembro.
O projeto no Rio é coordenado pelo pesquisador Milton Ozório Moraes, chefe do laboratório de Hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Segundo ele, trilhões de micro-organismos habitam o corpo de qualquer indivíduo saudável, desempenhando funções relevantes para a saúde. "Uma vez que as Olimpíadas trazem visitantes de todas as regiões do planeta para o Rio e grande parte deles passa pelas estações de metrô, poderemos verificar o impacto desse fluxo de pessoas sobre a diversidade de micro-organismos que normalmente existe nesses locais", afirma o pesquisador.
O Consórcio Internacional Metagênomica e Metadesenho do Metrô e Biomas Urbanos, conhecido como MetaSUB, tem aproveitado esse megaevento que são as Olimpíadas para analisar a transformação do microbioma carioca, através das coletas feitas. O líder o MetaSUB em São Paulo e coordenador adjunto do projeto Olimpioma, o pesquisador Emmanuel Dias-Neto, destaca: "vamos analisar como os micro-organismos são transportados com as pessoas e como eles podem perdurar de algum modo na cidade sede, levando assim a relevantes consequências no contexto de saúde pública local."
Para conseguir coletar os micro-organismos presentes no ambiente, como: superfícies do banco, corrimão, terminais de autoatendimento e até alguns locais dentro do vagão do metrô, os pesquisadores utilizam um tipo de cotonete especial feito com fibras sintéticas, chamado swab. No laboratório é feito a extração e o sequenciamento de todo material genético encontrado. Em seguida, as sequências de DNA são analisadas para identificar as espécies presentes. 

Fonte:
Matéria completa no Portal Fiocruz


Mandy

6 comentários

  1. hello;
    have a nice day...
    ım following you on gfc
    ı hope you will be back my blog
    www.soslubadem.blogspot.com.tr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi, thanks for visit my blog and followed me :D

      Have a nice weekend,
      Mandy

      Excluir
  2. Gostei bastante do post, super interessante saber dos cientistas.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acho muito interessante esse tipo de pesquisa/mapeamento.
    Obrigada por visitar o meu blog e parabéns pelo seu e pelos os dois meses de existência.
    Já me tornei seguidora e te convido para seguir o meu também.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou um pouco suspeita pra falar né? auehua mas também gosto muito. Muito obrigada pelos parabéns!

      beijos,
      Mandy

      Excluir

© Copyright DE LOUCOS TODOS SOMOS UM POUCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: DRÊ DESIGN.
imagem-logo