Por que sentimos cheiro de terra molhada depois da chuva?

17 agosto 2016

Era uma vez um lugarzinho no meio do nada, com sabor de chocolate e cheiro de terra molhada


Olá, como vocês estão?
Não importa a quantidade de chuva se é pouca ou se é muita, no final sempre vai ter aquele cheirinho de terra molhada, e, se você mora em uma área rural ou está em um hotel fazenda, por exemplo, cercado de mata, o cheiro é mais intenso ainda. Por que afinal sentimos esse cheiro? De onde ele vem afinal?
Esse cheiro é causado devido à uma colônia de bactérias do gênero Streptomyces, que cresce naturalmente no solo com umidade. Acontece que com o impacto dos pingos d'água, as partículas que repousam na faixa externa de terra são impulsionadas para o ar e se misturam com o vapor em suspensão, gerando uma espécie de "spray", o qual contém não só água como também minúsculos grãos de terra e as colônias de Streptomyces, que durante a seca, essas bactérias entram em uma espécie de hibernação, chamada de latência. Durante a fase de latência, a bactéria permanece viva, porém, diminui a atividade metabólica de tal maneira que parece estar de fato sem vida, e, obviamente, não consegue se reproduzir.
Ao chegar novamente a chuva, a Streptomyces volta ao seu estado ativo e seu estado reprodutivo, a cada pingo d'água ocorre a liberação no ar de milhares de células reprodutoras (esporos). Além de gerar novos seres, esse processo reprodutivo também faz com que os esporos exalem o cheiro característico da chuva, o de terra molhada. Essa descoberta foi feita durante um estudo no laboratório, onde pesquisadores notaram que as lâminas que possuíam a colônia de Streptomyces tinham um odor igualzinho ao do solo depois de uma tempestade.
E não precisam se preocupar, a Streptomyces não causa nenhum dano a saúde humana, pelo contrário, muitas espécies desse gênero são utilizadas como matéria-prima na fabricação de antibióticos.

Até logo,
Mandy

4 comentários

  1. Simplesmente amo cheirinho de terra molhada!

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Que cheiro amo esse cheiro, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir

© Copyright DE LOUCOS TODOS SOMOS UM POUCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: DRÊ DESIGN.
imagem-logo