Pessoas são mais vulneráveis aos vírus durante a manhã, diz estudos

31 agosto 2016

Semana passada foi divulgado, na revista Academia Nacional de Ciências, um estudo recente da Universidade de Cambridge, o qual afirmava que os vírus são mais perigosos pela manhã do que à noite. De modo que o vírus tem 10 vezes mais sucesso de adoecer alguém se a infecção ocorrer logo no início da manhã do que à noite, pois o nosso relógio biológico estaria mais suscetível à isso.
Os pesquisadores perceberam durante seus estudos com animais que um relógio biológico desajustado, que nada mais é do que algo provocado devido à longas jornadas de trabalho em turnos distintos ou jet lag (distúrbio do sono que pode afetar quem viaja em curtos intervalos de tempo para lugares com fuso horário diferente), estarão sempre mais vulneráveis a infecções virais. Com essas descobertas será possível ajudar a reforçar o combate a pandemias.
O vírus influenza utilizado no estudo é o causador da gripe
Camundongos foram infectados com influenza, o vírus causador da gripe ou com o vírus da herpes, durante os estudos. Os animais que haviam sido infectados no período da manhã, apresentavam níveis virais dez vezes maior do que aqueles que foram infectados durante a noite. Uma metáfora que foi utilizada para explicar o porquê do "sucesso" do vírus em um horário e não em outro seria: o vírus que chegavam mais tarde costumavam a falhar, porque era como se eles estivessem tentando fazer operários reféns de uma fábrica, mas depois que o turno dos operários tivesse terminado.
Alterar o relógio biológico de um animal os deixam "presos" em um estado que facilita o sucesso viral

"Isso sugere que quem trabalha em turnos diferentes - quem trabalha às vezes de madrugada e às vezes durante o dia e, por isso, tem um relógio biológico desajustado - está mais sujeito a doenças virais”, explica Rachel Edgar, autora principal do estudo.“Se isso for confirmado, esses trabalhadores podem se tornar candidatos a receber a vacina anual da gripe”, completa.
Durante os estudos, foram usados apenas dois tipos de vírus um de DNA (herpes vírus) e outro de RNA (influenza), o que leva os pesquisadores a acreditar que o princípio se aplica a um grande número de vírus.
Cerca de 10 % dos genes mudam durante o dia e isso é controlado pelo relógio biológico interno. A pesquisa focou no gene chamado Bmal1, que tem o pico de atividade durante a tarde tanto em camundongos como nos seres humanos. O motivo da escolha é que o nível desse gene está baixo durante a manhã, diz o professor Akhilesh Reddy, um dos pesquisadores. Uma curiosidade é que esse mesmo gene fica menos ativo em pessoas durante os meses de inverno, sugerindo que ele pode ter um papel no fato de as pessoas estarem mais sujeitas a infecções nessa época do ano.
Outros fatos interessantes sobre evidências da ligação entre o relógio biológico e infecções: vacinas contra gripe são mais eficientes se forem tomadas durante a manhã, e o jet lag afeta o desempenho do parasita da malária.

Fontes:


Mandy.

6 comentários

  1. Muito interessante! Nunca imaginei que somos mais vulneráveis pela manhã...

    Beijos lindona!
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, eu também nunca tinha parado pra pensar que o horário poderia influenciar nessa vulnerabilidade.

      Beijos,
      Mandy

      Excluir
  2. Nossa confesso que nao sabia dessa, mas achei bem interessante conhecer os motivos.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, verdade! É bom saber pra poder conseguir se prevenir de forma mais eficaz. Obrigada pela visita

      beijos,
      Mandy

      Excluir
  3. Super chateada. Meu relógio biológico está uma loucura.
    Agora está explicado porque gripei essa semana que dormi tão mal.

    Parabéns pelo post.
    Bjs

    http://www.larosablanca.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, isso pode ser um dos fatores no caso. Obrigada, e obrigada pela visita.

      beijos,
      Mandy

      Excluir

© Copyright DE LOUCOS TODOS SOMOS UM POUCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: DRÊ DESIGN.
imagem-logo