Manchas avermelhadas no corpo dos atletas nas Olimpíadas Rio 2016.

15 agosto 2016

Atletas com partes dos corpos apresentando manchas circulares avermelhadas
Afinal de contas o que são essas manchas circulares avermelhadas que alguns dos atletas de alta performance possuem no corpo? São sinais? São algum tipo de agressão que para demonstrar o que pode acontecer caso não ganhem medalhas? As manchas do Phelps é quando ele dorme em cima das medalhas?
Internautas brincam tentando desvendar o misterioso caso das manchas do nadador Michael Phelps
Não! Brincadeiras a parte mas claro que não é nada disso que foi citado anteriormente. Isso na verdade são manchas causadas devido à uma técnica milenar alternativa que utiliza ventosas, chamado: ventosaterapia, e, tem o objetivo de estimular o fluxo sanguíneo. Essa técnica é utilizada pelos atletas desde a Grécia Antiga, na época, sendo feita com o auxílio de sanguessugas na musculatura, seus efeitos são eficazes não só para os atletas, mas também para amadores ou não e podem não só melhorar o rendimento, como também as dores musculares.
Hoje já não é mais necessária a utilização de sanguessugas, sendo feita a partir de ventosas de acrílico com uma pistola de ar comprimido na ponta, que suga o ar para dentro. E é a partir do vácuo que é puxado o sangue para aquela região aumentando o aporte de sangue nos músculos.
Demonstração de como é feito a ventosaterapia
Em uma reportagem do jornal Extra, a médica cirurgiã plástica, Brunna Salvarezza, acredita que no caso dos atletas que apareceram com essas manchas na hora da competição, tinham como o objetivo usar a técnica para aumentar a força muscular, podendo inclusive ter feito horas antes da competição. Com mais sangue no músculo, também há mais oxigênio e nutrientes e a descarga do músculo é muito maior.
A relação do uso da terapia pelos atletas para a diminuição das dores musculares é o refúgio contra as severas punições do antidoping, visto que não há riscos de ser detectado substâncias proibidas pelo exame, por ser feito através do vácuo. Enquanto que no caso do uso de remédios, não se pode ter essa certeza plenamente, precisando analisar detalhadamente quais substâncias o compõe.
Além dos fins terapêuticos, a ventosaterapia também é usada para fins estéticos para celulites, estrias e soltar aderências de cicatrizes. Assim como, para quem sofre de dores de coluna, podendo ser feita uma vez por semana, dependendo da recuperação do edema que demoram por volta de uma semana para desaparecerem.
A ventosaterapia também pode ajudar pessoas que tem problemas de circulação, mas antes de sair  e procurar o primeiro lugar para realizar a terapia, é necessário consultar um médico. Pois, se a deficiência circulatória for causada por um fator externo, como um edema ou aterosclerose, as ventosas podem ajudar, mas, se for um defeito da veia, a terapia pode até prejudicar.
Em relação a dor, especialista Brunna, disse que a terapia pode causar um certo desconforto proporcional ao vácuo, mas, nada que seja impossível de tolerar.

Fonte: Jornal Extra

Mandy.

3 comentários

  1. Legal... A gente estuda sobre ventosaterapia como tratamento estético também, muito bom para celulites rsrs..

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Confesso que foi um dos motivos que mais me interessou esse tipo tratamento

      beijos,
      Mandy

      Excluir
    2. Sim! Confesso que foi um dos motivos que mais me interessou esse tipo tratamento

      beijos,
      Mandy

      Excluir

© Copyright DE LOUCOS TODOS SOMOS UM POUCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: DRÊ DESIGN.
imagem-logo