Comer de 3 em 3 h realmente funciona?

19 julho 2016

Olá,
domingo eu estava olhando no Facebook e me deparei com uma matéria de jornal comentando sobre a polêmica regra que a maioria dos nutricionistas falam, a alimentação de 3 em 3 horas (h) ser considerada a correta. Esse tópico é debatido há anos principalmente entre os grupos de pessoas que estão seguindo alguma dieta, seja para emagrecer ou para o ganho de massa muscular. Existe um grupo que acredita fortemente que o objetivo só será alcançado se manter à risca a dieta alimentar enquanto o outro, demonstra por A + B que todos os argumentos citados pelo grupo anterior não passa de mitos que são passados de geração à geração.
Assim que eu resolvi voltar a malhar e melhorar minha alimentação, eu também cometia esse erro. Procurava em todos os lugares algo que pudesse me ajudar na reeducação alimentar e em todos os lugares, inclusive baixei uns aplicativos para controlar a quantidade de calorias ingeridas e todos eles me levavam ao seguinte caminho: comer de 3 em 3 h. 
Eu sentia muita dificuldade de comer nos horários pré-determinados, não era sempre que eu sentia fome, mas de tanto ouvir o pessoal da academia falando isso e em vários locais da internet, resolvi apenas aceitar. Até que com o tempo eu fui parando de seguir aos poucos à risca, decidi comer apenas quando eu tivesse realmente fome, porém com uma certa culpa, que logo passou quando consegui ver os meus resultados obtidos, consegui perder 4 kg depois que parei de me forçar a comer mesmo sem vontade. E com a notícia que veio de novo à tona sobre esse tema resolvi pesquisar mais o assunto e achei alguns sites e artigos bem legais.

1. Você não tem que fazer as seis refeições diárias para acelerar o seu metabolismo e mantê-lo assim, pois a elevação do metabolismo que é originada pela alimentação tem relação direta com a quantidade de calorias e nutrientes ingeridos.
2. Você não vai perder sua massa muscular se ficar 3 h sem comer, a gliconeogênese (processo de síntese de formação de novas glicoses) ocorre em jejuns prolongados após um exercício rigoroso ou não.
3. Se você se sente confortável assim com essa dieta de 3 em 3 h e realmente sente fome durante esse período, coma! A questão é as pessoas pararem de querer comer sempre só por causa de uma dieta, mas é claro, consulte um nutricionista e fale a respeito disso.

Fonte:
Matéria do jornal Extra: Regra de comer de três em três horas para emagrecer é mito.
Blog: Senhor Tanquinho, falando mais a respeito e com vários artigos sobre o tema

Mandy.

Obs.: Tive uns probleminhas e não pude postar no dia certo esse tipo de matéria (ontem), mas achei importante postar hoje do que esperar para segunda que vem, porém, na próxima semana as postagens serão feitas nos devidos dias.

2 comentários

  1. Gostei do Blog, seguindo :)

    Meu maior problema é no café d manhã, eu nunca tenho fome, isso sempre me atrapalha na dieta, já que é de manhã que temos que comer bem! hahaha

    Bjokas ;)

    Blog: sonhosdo-inverno.blogspost.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu também tenho problemas com a primeira refeição, não sinto muita fome quando acordo e basicamente me alimento com apenas um copo de Nescau haha e um pouco mais tarde antes do almoço eu faço um pequeno lanche, aí consigo "equilibrar" um pouquinho
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado daqui!

      Obs: Não consegui acessar seu blog!

      Beijo,
      Mandy.

      Excluir

© Copyright DE LOUCOS TODOS SOMOS UM POUCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: DRÊ DESIGN.
imagem-logo